Estágio

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: PAP30006
Sigla: ESTAG
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PAP 10
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos
Corpo docente: Carlos Rozendo Barreto Xavier
João Paulo Rodrigues Pires
Pedro Miguel Rebelo Felício

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O estágio tem como objectivo fundamental a aquisição e desenvolvimento de competências relativas ao conhecimento das instituições, da sua missão e do seu plano estratégico de desenvolvimento; à aplicação integrada e interdisciplinar dos conhecimentos adquiridos nas diferentes componentes de formação; ao domínio de métodos e técnicas relacionados com a promoção das artes e do património nas suas diversas vertentes; à construção de relações interpessoais e institucionais, trabalho em equipa, organização de actividades/eventos e desenvolvimento organizacional e comunitário.
Ao concluir as suas actividades espera-se que as aprendizagens se centrem em três eixos estruturantes: a) a organização e a gestão de um arquivo de imagens, dados e materiais específicos que possa ser utilizado em futuros projectos individuais ou em grupo, b) a produção de obras ou textos impulsadas por questões específicas do meio artístico ou relacionadas com valorização e preservação do património artístico e cultural; c) a apresentação pública de trabalhos.

Programa

1. Introdução às políticas e programação cultural.
2. Análise e avaliação de instituições e de estratégias locais e regionais.
3. Planificação (estratégias e ferramentas).


Métodos de Ensino

a) Estratégias de gestão do programa

A exploração dos conteúdos será feitas nas aulas, introduzidos pelo(s) docente(s) e discutidos pelos alunos.
De igual modo, os alunos devem trabalhar de forma autónoma a bibliografia sugerida.

b) Acompanhamento tutorial

A orientação tutória terá como objetivos (i) orientar o estudo dos alunos; (ii) orientar os trabalhos em curso; (iii) acompanhar projetos. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário.
Será realizada presencialmente e à distância, recorrendo à plataforma disponível para tal e ao mail
Na construção do relatório final o aluno é aconselhado a participação em reuniões de trabalho com o(s) docente(s).

c) Participação dos estudantes

Espera-se que cada aluno: (i) esteja presente em 80 % das aulas, no mínimo, e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (ii) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (iii) execute os trabalhos programados; (iv) participe ativamente no contexto profissional onde vai estagiar; (v) não realize faltas injustificadas ao estágio, devendo informar os docentes e o orientador de estágio de qualquer falta que seja obrigado a realizar.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, dêem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

Componente 1: Relatório (30%) e participação nas sessões (10%).

Componente 2: Estágio (60%)

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  80
  Total: 80

Bibliografia Principal

ALBARELLO, Luc, DIGNEFFE, Françoise, HIERNAUX, Jean-Pierre, MAROY, Christian, RUQUOY, Danielle, SAINT-GEORGES, Pierre de, ;Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, , 1997
BARBIER, Jean-Marie ;Elaboração de Projectos de Acção e Planificação, Porto: Porto Editora, , 1993
BARDIN, Laurence ;Análise de conteúdo. , Lisboa: Edições 70, 1994
ECO, Umberto, ;Como se faz uma tese em Ciências Humanas, , Lisboa, Editorial Presença , 2008 (14.ª edição (1.ª edição de Janeiro de 1980).)
MENDES, J;Perguntar e observar não basta, é preciso analisar: algumas reflexões metodológicas, Caderno do CES n.º 194, Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2003
QUIVY, Raymond, van CAMPENNHOUDT, Luc;Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 2005
SILVA, Augusto Santos e PINTO, José Madureira, (orgs;Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 2001 (11.ª edição (1.ª edição de Dezembro de 1986).)

Observações

A componente de estágio (intervenção prática em contexto profissional) não pode ser realizada sem a obrigatória frequência a um mínimo de 80% das sessões presenciais.
Esta uc encontra-se excluída de avaliação por exame, devendo ser realizada obrigatoriamente por avaliação contínua.
Os estudantes podem no entanto inscrever-se para exame na componente de melhoria e/ou discussão dos produtos entregues em regime de avaliação contínua, sendo requisito obrigatório a realização da intervenção no contexto profissional com aproveitamento, em regime de frequência contínua.
O exame decorrerá em data a definir pela Direção da ESE/IPS e é obrigatório o contacto do estudante com os docentes no final do período de avaliação contínua, para esclarecimento e explicitação dos elementos necessários para a realização do exame.
O não cumprimento do disposto implica a não realização do exame.

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