Código: | PAP30006 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ESTAG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier João Paulo Rodrigues Pires Pedro Miguel Rebelo Felício |
Português
O estágio tem como objectivo fundamental a aquisição e desenvolvimento de competências relativas ao conhecimento das instituições, da sua missão e do seu plano estratégico de desenvolvimento; à aplicação integrada e interdisciplinar dos conhecimentos adquiridos nas diferentes componentes de formação; ao domínio de métodos e técnicas relacionados com a promoção das artes e do património nas suas diversas vertentes; à construção de relações interpessoais e institucionais, trabalho em equipa, organização de actividades/eventos e desenvolvimento organizacional e comunitário.
Ao concluir as suas actividades espera-se que as aprendizagens se centrem em três eixos estruturantes: a) a organização e a gestão de um arquivo de imagens, dados e materiais específicos que possa ser utilizado em futuros projectos individuais ou em grupo, b) a produção de obras ou textos impulsadas por questões específicas do meio artístico ou relacionadas com valorização e preservação do património artístico e cultural; c) a apresentação pública de trabalhos.
1. Introdução às políticas e programação cultural.
2. Análise e avaliação de instituições e de estratégias locais e regionais.
3. Planificação (estratégias e ferramentas).
a) Estratégias de gestão do programa
A exploração dos conteúdos será feitas nas aulas, introduzidos pelo(s) docente(s) e discutidos pelos alunos.
De igual modo, os alunos devem trabalhar de forma autónoma a bibliografia sugerida.
b) Acompanhamento tutorial
A orientação tutória terá como objetivos (i) orientar o estudo dos alunos; (ii) orientar os trabalhos em curso; (iii) acompanhar projetos. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário.
Será realizada presencialmente e à distância, recorrendo à plataforma disponível para tal e ao mail
Na construção do relatório final o aluno é aconselhado a participação em reuniões de trabalho com o(s) docente(s).
c) Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (i) esteja presente em 80 % das aulas, no mínimo, e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (ii) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (iii) execute os trabalhos programados; (iv) participe ativamente no contexto profissional onde vai estagiar; (v) não realize faltas injustificadas ao estágio, devendo informar os docentes e o orientador de estágio de qualquer falta que seja obrigado a realizar.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, dêem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.
Componente 1: Relatório (30%) e participação nas sessões (10%).
Componente 2: Estágio (60%)
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Aulas da disciplina (estimativa) | Aulas | 80 | |
Total: | 80 |
ALBARELLO, Luc, DIGNEFFE, Françoise, HIERNAUX, Jean-Pierre, MAROY, Christian, RUQUOY, Danielle, SAINT-GEORGES, Pierre de, ;Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, , 1997 |
BARBIER, Jean-Marie ;Elaboração de Projectos de Acção e Planificação, Porto: Porto Editora, , 1993 |
BARDIN, Laurence ;Análise de conteúdo. , Lisboa: Edições 70, 1994 |
ECO, Umberto, ;Como se faz uma tese em Ciências Humanas, , Lisboa, Editorial Presença , 2008 (14.ª edição (1.ª edição de Janeiro de 1980).) |
MENDES, J;Perguntar e observar não basta, é preciso analisar: algumas reflexões metodológicas, Caderno do CES n.º 194, Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2003 |
QUIVY, Raymond, van CAMPENNHOUDT, Luc;Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 2005 |
SILVA, Augusto Santos e PINTO, José Madureira, (orgs;Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento, 2001 (11.ª edição (1.ª edição de Dezembro de 1986).) |
A componente de estágio (intervenção prática em contexto profissional) não pode ser realizada sem a obrigatória frequência a um mínimo de 80% das sessões presenciais.
Esta uc encontra-se excluída de avaliação por exame, devendo ser realizada obrigatoriamente por avaliação contínua.
Os estudantes podem no entanto inscrever-se para exame na componente de melhoria e/ou discussão dos produtos entregues em regime de avaliação contínua, sendo requisito obrigatório a realização da intervenção no contexto profissional com aproveitamento, em regime de frequência contínua.
O exame decorrerá em data a definir pela Direção da ESE/IPS e é obrigatório o contacto do estudante com os docentes no final do período de avaliação contínua, para esclarecimento e explicitação dos elementos necessários para a realização do exame.
O não cumprimento do disposto implica a não realização do exame.
|